A Biblioteca Nacional da Escócia será umas das pioneiras na criação de uma biblioteca digital de blogues, websites, diários e e-mails de escoceses proeminentes ou que assumem notório significado histórico, que a NLS afirma serem os manuscritos do século 21.
O projecto, a que foi atribuída uma verba de 2,7 milhões de euros, será desenvolvido nos próximos dois anos. Espera-se que o “repositório digital” da biblioteca, em pouco tempo, ultrapasse em dimensão a colecção física de livros e revistas.
Os websites e os blogues das personalidades culturais mais destacadas (incluindo escritores como JK Rowling ou Alasdair Gray) passarão a ser recursos com elevado destaque na biblioteca. Também serão incluídos os e-mails pessoais que se julguem relevantes para a investigação realizada por académicos ou biógrafos. Simon Bains, o coordenador da biblioteca digital da NLS refere que realizarão uma selecção criteriosa dos materiais a incluir nesta biblioteca digital.
Por outro lado, o facto de muito livros e os livros artigos serem na actualidade produzidos originalmente em formato digital aconselha a que se conservam os primeiros rascunhos ou esquemas de elaboração dos mesmos.
Este tipo de repositório digital já é desenvolvido desde finais de 2004 pela British Library, congregando diversas intuições britânicas. A NLS é a primeira a realizá-lo de modo individual.
Traduzido do artigo do “Times” 10-09-006
Visto no El Bibliómano |
;-)
Setembro é o mês do eterno retorno.|.